quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Você esta fazendo a sua parte para vivermos melhor?

Bom pessoal, infelizmente ultimamente não tive muito tempo para escrever, me perdoem pela falta de presença.

Outro dia, estava ouvindo uma radio de notícias que me chamou muito atenção por um ato que nós provavelmente não fazemos e que é muito importante para todos nós.
Todos nós sabemos que o brasileiro é um povo sofrido, sem memória, ou seja, um povo sem muito patriotismo, não lutamos por um Brasil melhor, apenas esperamos que ele aconteça. Muito disso é explicado pela história, pelas dificuldades enfrentadas na época do Militarismo. Época que a repressão dominava, que a opinião própria não existia.
Logo após a queda desta ditadura, a cultura do brasileiro vem mudando. Hoje, não temos nada comparada aquela repressão, há uma liberdade de expressão, veio o código do consumidor entre outras coisas boas e ruins.
O brasileiro mudou, passou a ser mais exigente (é verdade que falta muito ainda, mas já é alguma coisa), passou a reclamar, a buscar seus direitos, a lutar por ele. Contudo, é muito engraçado parar e ver que direitos ele busca em sua grande maioria.
Vocês já pararam para perceber que muitos reclamam dos serviços e produtos produzidos pelas empresas privadas e muitas vezes vão a justiça buscar seus direitos? Mas quando os serviços, legislação, entre outros vindos do governo que não agradam ou não aceitamos, etc? Nós só reclamamos? Mas alguém vai buscar estes direitos na justiça? Na hora do voto? Você cobra o vereador, prefeito, deputado estadual, governador, deputado federal, senador e presidente que você elegeu?
Tenho certeza que muitos de nós trabalhamos no setor privado, onde temos metas, cobranças, temos que pensar nos donos, investidores, sócios etc.
Mas quantos de nós paramos para perceber que nós somos investidores, donos, sócios da empresa BRASIL???? Estes vereadores, prefeitos, deputados estaduais, governadores, deputados federais, senadores e presidente são nossos executivos e que caso as coisas não estejam dentre do conforme nós temos que cobrar por resultados.
Durante este tempo de ausência, passei por uma situação difícil. Ao fazer minha corrida rotineira, um elemento veio de bicicleta por trás e em um movimento muito rápido, levou minha corrente de ouro. Neste movimento e pelo susto me desequilibrei e cai, fraturando o cotovelo e pulso além de romper os tendões da clavícula com ombro. Foi um belo de um tombo! Logo me recuperar apareceu uma viatura da Polícia e tentamos encontrar tal sujeito, que sem dúvida desapareceu. Ao contar este fato para conhecidos, em sua maioria rogam praga para este elemento, falam da falta de segurança, da Política, impunidade etc... Mas o que eu fiz para evitar este roubo? Eu cobrei os governantes? Eu acompanhei o que eles fazem? NÃO!!!!
Quando nós somos mal tratados por um funcionário público, ou quando você vê uma má vontade em fazer o que você solicita dentro das regras, ou quando você vê um pedido seu indeferido sem uma resposta coerente, o que fazemos? Nós vamos buscar nossos direito na justiça? Ou apenas pensamos, “vai dar muito trabalho, deixa para lá”? Mas o por quê que nós buscamos o direito na justiça quando algo acontece no setor privado?
Afinal, tudo que você compra, tem imposto, você paga imposto para morar, para andar de carro, para andar de ônibus, para receber salário. O que não falta é imposto. Tudo isso para que a vida em comunidade seja justa com todos. Mas o que nós fazemos para que isso aconteça? Este funcionário que lhe tratou mal é pago com o seu dinheiro, ele é pago até com o dinheiro dele próprio. Você tem que lutar pelo seu direito sim!!!! Tem dizer o que esta de errado, tem que ir a justiça.
As vezes ouço comentários que não basta o governo fazer, nós temos que fazer também. Para mim isso esta totalmente errado. O GOVERNO NÃO FAZ A PARTE DELE. Porque eu vou ter que cuidar da praça perto da minha casa? Porque eu vou ter que asfaltar? Porque o governo não faz? Então eu não vou ter que pagar mais meus impostos? TEM ALGO DE ERRADO.
Nós temos que lutar pelos nossos direitos também no setor público, buscar o que é certo, pois somos nós que fazemos esta máquina girar, somos nós que colocamos dinheiro. Não tem ninguém fazendo favor para você. Eles não fazem nada mais que a obrigação deles.
Ai fica minha pergunta. Você tem feito seu papel? Você tem cobrado? Você tem exigido seu direito e dinheiro no setor público?
Caso sua resposta seja igual a minha, ou seja, NÃO, deixo outra pergunta:
Nesta próxima eleição, você não pode fazer a diferença? Você não pode avaliar melhor seu candidato? Depois de eleito, você não pode cobrá-lo? Isso já não é o início?
Vamos lutar por um Brasil melhor, por um mundo melhor, mas como Gandhi disse:
“SEJA A MUDANÇA QUE VOCÊ QUER NO MUNDO”

Nenhum comentário:

Postar um comentário